Anuncios!

Postagens
recent

Após vazamento de dados de ministros, TCU determina auditoria na Receita Federal

Após vazamento de dados de ministros, TCU determina auditoria na Receita Federal

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu acatar o pedido do subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Rocha Furtado, e determinou instauração de auditoria da corte na Receita Federal. A decisão é decorrente da crise que se iniciou com o vazamento de uma investigação do fisco nas contas do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, o subprocurador argumentou que há suspeitas de desvio de função no órgão e, com isso, desperdício de recursos públicos.

A autorização para a auditoria foi assinada nessa terça-feira (26) pelo ministro do TCU, Bruno Dantas. De acordo com a publicação, no despacho, ele afirma que "como não nos cabe atuação disciplinar", a averiguação do TCU deve se ater aos mecanismos de controle que a própria Receita possui, a fim de evitar que servidores extrapolem suas funções legais e também impedir "o uso indevido das informações que a organização detém, bem como o vazamento de dados sensíveis".

"Se confirmadas as informações constantes dos autos, há indícios de que os controles internos não foram efetivos", ressaltou Dantas.

Toda a situação se desenrolou depois que Gilmar Mendes pediu ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a adoção de "providências urgentes" para apurar a iniciativa de auditores de investigar ele e membros de sua família sem "nenhum fato concreto". O jornal afirma que um supervisor da Operação Lava Jato recebeu um dossiê sobre Mendes e outros 133 agentes públicos (saiba mais aqui e aqui).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.