Postagens
recent

Liga Árabe alerta Bolsonaro contra mudança de embaixada em Israel




Liga Árabe alertou o presidente eleito Jair Bolsonaro, em carta, para o risco de que a transferência da embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém prejudique as relações com os países árabes, disse um diplomata à agência Reuters.
A Liga Árabe é uma organização de Estados árabes fundada em 1945 com o objetivo de reforçar e coordenar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais entre os seus membros. Atualmente possuí 22 Estados-membros, incluindo a Palestina.
A carta a Bolsonaro, assinada pelo secretário-geral da liga, Ahmed Aboul-Gheit, foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, segundo o diplomata árabe que pediu para não ser identificado.
Embaixadores de nações árabes se reunirão em Brasília nesta terça-feira, 11, para discutir o plano de Bolsonaro de transferir a embaixada de Tel-Aviv e reconhecer Jerusalém como a capital de Israel,em alinhamento com a posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Tal movimento seria uma forte mudança na política externa brasileira, que tradicionalmente apoia uma solução de dois Estados para o conflito israelo-palestino.
“O mundo árabe tem muito respeito pelo Brasil e queremos não apenas manter as relações, mas também melhorá-las e diversificá-las. Mas a intenção de transferir a embaixada para Jerusalém pode prejudicá-las”, disse o diplomata.
fonte : veja

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.